Forum - Instinct Alternative
Bem vindo ao " Instinct Alternative".

Acesse agora nosso forum e tornar-se um Guerreiro Mundial.

Seja um membro do nosso forum !

Forum - Instinct Alternative

Seu forum, aprocura do mais forte!
 
InícioPortalRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Estilo - Karatê Shotokan

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
instinctalternative
Nivel 7 / Sandan
Nivel 7 / Sandan


Mensagens : 253
Data de inscrição : 07/08/2010
Idade : 33
Localização : DF

Ficha do Personagem
Saúde Saúde:
10/20  (10/20)
Força de Vontade Força de Vontade:
6/10  (6/10)
Chi Chi:
1/10  (1/10)

MensagemAssunto: Estilo - Karatê Shotokan   Qui Jul 14, 2011 10:17 pm


Shotokan (em japonês: 松涛館) é um dos estilos de caratê que surgiu dos ensinamentos ministrados pelo mestre Gichin Funakoshi e por seu filho, Yoshitaka Funakoshi. O repertório técnico do estilo foi baseado no do Shorin-ryu, mas, devido aos estudos empreendido pelo filho do mestre e sua influência, várias técnicas foram incorporadas ou modificadas, de modo a refletir o escopo almejado, que era o de valorizar mais o lado desportivo e físico como forma de promover o desenvolvimento pessoal.

Mestre Funakoshi em princípio não denominou o que ele ensinava de um estilo próprio, mas, antes de tudo, afirmava que ensinava caratê. É certo, contudo, que ele ensinava a arte marcial segundo sua própria visão sobre a arte, mas isso seria um consequência natural, pois vários professores ensinariam uma mesma disciplina de modos diferentes. Entretanto, alguns de seus alunos, como forma de o homenagear, manufaturaram uma placa com a inscrição Shotokan, eis que Shoto era a alcunha que o mestre assinava suas obras, pelo que o dojô passou a ser conhecido como "casa de Shoto".

A despeito de outros mestres tentarem antes e contemporaneamente, foi o estilo de mestre Funakoshi que logrou êxito em vencer as barreiras culturais opostas a Oquinaua e difundir o caratê pelo resto do Japão, modificando nomes de técnicas e adaptando outras.


Formação

O mestre Funakoshi começou a praticar o caratê sob os auspícios do mestre Anko Asato — experto no estilo shuri-te, de caratê, e Jigen-ryu, de ken-jutsu — que fora discípulo do grande mestre Bushi Matsumura, por volta de 1880.

Não muito depois, Funakoshi passa a treinar com mestre Anko Itosu, com quem aprende as principais técnicas. Por outro lado, o aprendizado se deu com outros mestres de renome, com os quais, além de obter novos conhecimentos, também foi influente, como Kenwa Mabuni, Kanryo Higaonna, Chojun Miyagi.

O mestre Itosu empreendera sérios esforços para popularizar a arte marcial, não sendo muito bem-sucedido, pelo que passou a chamá-la de kara-te, pois naquela época, fim do século XIX, ainda era chamada de te-do. Funakoshi parte daqueles movimentos e despende novos esforços. E, em 6 de março de 1921, o príncipe herdeiro Hirohito assiste a uma demonstração encabeçada por Gichin Funakoshi, no castelo de Shuri, ajudado por seus discípulos e pelo mestre Miyagi.

Depois, em 1922, no instituto Kodokan, a convite do mestre Jigoro Kano — criador do judô — foi feita uma demonstração pública do caratê, permanecendo em Tóquio por mais algum tempo.

Por volta de 1935, tem início um movimento de alguns discípulos de Gichin Funakoshi, para ver um lugar próprio de treino de caratê e, em 1936, esse esforço dá resultados e é finalmente construído um dojô (em japonês: 道場 sítio de treino) em sua homenagem e o chamaram de Shotokan, ou "casa de Shoto", colocando uma placa com tal inscrição nos umbrais da entrada. Infelizmente, o prédio original foi destruído durante um bombardeio na II Guerra Mundial.

Gichin Funakoshi não acreditava na diversificação de estilos, e sim que todo o caratê deveria ser um só, mesmo com as diferenças naturais de ensino que variam entre os professores.

No desenvolvimento do estilo, Sensei Yoshitaka Funakoshi teve muita importância, pois dava o exemplo de afinco ao treinamento e influenciou sobremaneira na introdução de outras técnicas, como os chutes laterais e o emprego de bases mais baixas que as costumeiras do Shuri-te e derivados, como shorin-ryu.

O estilo Shotokan caracteriza-se por bases fortes e golpes no corpo inteiro. Os giros sobre o calcanhar em posição baixa dão fluidez ao deslocamento e todo movimento começa com uma defesa. Este é um estilo em que as posições têm o centro de gravidade muito baixo, e em que a técnica de um "simples" soco direto, dificil de ser dominada, quando a técnica é dominada o seu poder é incrível e quase sobre-humano.

Alguns tendem a classificá-lo como uma evolução do estlio shuri-te ou shorin-ryu. Entretanto, há divergências porque as bases do shotokan são precipuamente baixas, enquanto que em shuri-te são altas. Ademais, há golpes como mae geri e ushiro geri, que não são comuns nos estilos shorin, mas estão presentes no estilo de Funakoshi.

Neste estilo são levados a sério fatos como: a concentração e o estado de espírito, pois sem concentração e um estado de espirito leve porem determinado a técnica de pouco servirá, devendo estes dois atributos expandirem-se com a pratica e determinação.

Ética

O caratê moderno, ou kara-te-do, pretende ser muito mais do que uma disciplina de combate, mas, antes de tudo, o fito é proporcionar ao praticante um meio de evolução pessoal completa. Nesta cércea, os rituais, concebidos para serem praticados em todos os locais de treinamento, propõem uma série de atitudes e gestos que facilitam as relações entre eles deixando claro o desejo comum de obedecer a uma ordem válida para toda a comunidade e para cada um. A intenção do praticante é sempre a de estimular o progresso coletivo na arte sem perder, contudo, o desenvolvimento individual.

A prática do caratê está repleta de exercícios fortes e combativos, porém não se pode perder de vista o espírito de conciliação, buscando a vitória pela harmonia, pela paz, e olvidando as atitudes egoístas, pelo que tenta fazer incutir a ideia de que o grupo faz parte do indivíduo: um carateca deve treinar com seu companheiro com todo respeito e consideração, pois o considera como parte de si mesmo e sem o qual não há treinamento.

É, pois, de fundamental importância tratar o companheiro com cortesia e agradecimento, haja vista o colega proporcionar um aprendizado mais achegado à realidade. Deve-se ainda ao instrutor respeito e agradecimento pela transmissão dos conhecimentos e pela dedicação e esforço em ensinar segredos que foram por muitos séculos restritos a uma minoria privilegiada.

Tem-se como máxima que respeitar é se fazer respeitar. Conciliar e nunca confrontar é o princípio básico. Esquecer-se da palavra "eu" e substituí-la pela palavra "nós" é a essência do ensinamento. Outro ponto fundamental é que se treina caratê para a vida. Portanto, fica claro ao praticante e ao grupo que o fundamental não é vencer, não é derrubar, não é ser o mais forte, mas descobrir o potencial individual, o centro das ações e se, ele não for o centro, colocar-se em uma de suas órbitas, de acordo com suas reais condições.


Cumprimento

Uma demonstração tradicional de cortesia é o cumprimento, isto tanto é verdade que ele é realizado no início e no final da aula de frente para o Shomeni (forma de agradecimento àqueles que desenvolveram a arte). Ao cumprimentar, deve-se mirar para baixo e não na face do seu oponente, pois cruzar o olhar com alguém durante um cumprimento é sinal de falta de confiança. O cumprimento pode ser feito de duas maneiras distintas:

Ritsurei (em japonês), cumprimento em pé, em posição natural ou shizentai;
Zarei (em japonês), cumprimento em posição de seiza.

O cumprimento deve acontecer nas situações a seguir:

Quando se entra ou sai do dojô;
Quando o professor entra ou sai do dojô;
No início e final de um combate;
No início e final da aula;
No início e final de um kata;
No início e final de um exercício com um companheiro.

A maneira correta de se cumprimentar é, partindo-se da posição natural, curvar o corpo apenas em 30 cm e segurá-la por meio segundo e retornar a posição ereta. O zarei é realizado a partir da posição seiza, inclinando-se o corpo e as mãos descem suavemente das coxas para o chão, formando um triângulo onde a fronte tocará.

Membros: antes que possa ter esperanças em ser aceito na classe, você deve ter algum treinamento em karatê. Então o sensei reúne todos os candidatos e dá uma pequena aula para descobrir e eliminar os indesejáveis. Os poucos sortudos que restam são aceitos para o treinamento.

Conceitos: mestre de karatê; lutador; profissional de saúde; criança rica.

Chi Inicial: 3

Força de Vontade Inicial: 4

Lema: "Nós não lutamos por riqueza ou glória, mas pela luta em si. Que me importam os troféus? A excitação da vitória e a expectativa sobre meu próximo oponente são o bastante."

O Karatê Shotokan é atualmente um dos estilos que mais geram Guerreiros Mundiais, inclusive o atual campeão mundial dos Street Fighters. Dentre os guerreiros mundiais do Shotokan estão Ryu, Ken, Akuma, Gouken, Dan e Sakura.


Manobras Especiais

Soco

Dragon Punch (4), Flaming Dragon Punch (5), Shoryuken (4)*, Shin Shoryuken (4)*, Lunging Punch (2), Knife Hand Strike (3), Shoouken (4)*, Metsu Shoryuken (3)*

Chute

Air Hurricane Kick (1), Ax Kick (4), Double Dread Kick (4), Dankukyaku (4)*, Foot Sweep (1), Tatsumaki Sempu Kyaku (4)*, Whirlwind Kick (5), Gekiro (5)*, Hurricane Kick (4).


Bloqueio

Maka Wara (3), San He (4), Energy Reflection (3), Counter Attack (2)*.

Esportes

Apresamento

Back Roll Throw (1), Pin (3).

Foco

Ansatsuken (5)*, Ashura Senkuu (3)*, Balance (4), Chi Kun Healing (4), Criminal Upper (3)*, Hadouken (3)*, Shakunetsu Hadouken (3)*, Gadouken (2)*, Stunning Shout (2), Zankuu Hadouken (2)*, Shun Goku Satsu (5)*, Metsu Hadouken (3)*, Shinkuu Hadouken (3)*, Shin (5).

Voltar ao Topo Ir em baixo
http://instinctalternative.blogspot.com/
 
Estilo - Karatê Shotokan
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Pedindo demissão com estilo
» [TUTORIAL] Camera de visão noturna estilo OUTLAST
» ESTILO RESIDENT EVIL, SILENT HILL, ALONE IN THE DARK
» Como implantar uma bomba com um personagem apertando uma tecla, estilo bomberman
» [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Forum - Instinct Alternative :: Administração :: Tutorial: Inicio de jogo :: Estilos-
Ir para: